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sábado, 30 de abril de 2011

Semana do Marketing, da Logística e do RH Anhanguera BH



Profissionais de Marketing, Logística e Recursos Humanos
 debatem a Copa 2014 na Anhanguera BH

                                                                                                      Design: Paulo Fragoso

O Mundial de 2014 será foco de debates e discussões nos dias 2 e 3 de junho, na Anhanguera Belo Horizonte, onde profissionais envolvidos na organização do maior evento do século na capital mineira farão palestras e apresentarão projetos de Marketing, Logística e Recursos Humanos preparados para a Copa 2014.

Representantes da BHTrans, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais, Rádio Itatiaia e Globo.Com irão expor aos alunos como estas empresas preparam a logística, o treinamento e a seleção de profissionais que irão receber os turistas da Copa e analisar o papel da mídia e a preparação da mesma para informar e entreter a população.

O evento vai contar, ainda, com um painel especial de alunos de marketing, logística e RH, que criaram uma empresa real de transportes, marketing e recursos humanos para receber os turistas da Copa em BH, com bases estruturada nos aeroportos de Confins e Pampulha e com informações e apoio dos principais hotéis e empresas de táxi´s da capital. Alunos de marketing preparam, ainda, um programa de televisão para abrir o evento, mostrando os bastidores da organização da Copa 2014, a preparação dos estádios e da cidade para o grande dia.
Mais de 150 alunos vão participar das palestras e dos debates, que contarão ainda com a presença dos professores, que a partir de suas experiências acadêmicas e práticas de mercado contribuem para esclarecer aos discentes de que forma profissionais com foco em empreendedorismo e nas técnicas de negociação vão influenciar na organização do mundial na capital mineira  e demonstrar a importância da postura ética nas relações de trabalho e do comportamento das organizações empresariais perante os diversos públicos que serão envolvidos no Mundial.

A organização da Primeira Semana do Marketing, Logística e Recursos Humanos, os alunos está sendo produzida pelos alunos de comunicação social da Anhanguera, Paulo Fragoso, com a criação de todo o design do projeto e Ana Machado, assessora de imprensa e fotógrafa. A organização e direção é da coordenadora de cursos, a professora Ana Paula Damasceno.

 

Foto: Ana Machado
Alunos criam empresa júnior para a Copa 2014



quarta-feira, 27 de abril de 2011

RH e Marketing na Copa 2014

Associação de Bares e Restaurantes cria programa
para sediar turistas na Copa 2014

O Programa Bem Receber Copa tem como objetivo qualificar o setor de turismo, com foco nas pessoas, empresas e destinos, envolvendo os setores de alimentação, hospedagem, receptivo, segurança para o turismo e serviços em geral.
O sucesso do Programa depende do planejamento estratégico e tático das atividades do Ministério do Turismo, considerado o contexto regional das 12 cidades-sede, conforme política estruturante do Ministério.
O Programa Bem Receber Copa consolidará o país como destino turístico internacional. Entretanto, tal resultado só será alcançado com o planejamento coordenado e integrado de ações.
Um dos pilares da atuação do Ministério do Turismo é a qualificação de cerca de 300.000 profissionais nas 12 cidades-sede e nos demais destinos priorizados no Programa. Nessa conta, incluem-se os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas – hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.
Para qualificar esses profissionais, o Ministério do Turismo está apoiando projetos das associações de classe, cujos objetivos são...
  • Construir programas de treinamento, formatados em trilhas de aprendizagem para desenvolver as competências necessárias à atuação eficiente dos profissionais durante o evento.
  • Elaborar conteúdos e materiais de apoio didático a serem utilizados em cada trilha de aprendizagem.
  • Implantar sistema integrado de gestão acadêmica, para acompanhar e avaliar o programa.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Escolha a Logomarca do Evento

Estas são as logomarcas produzidas por Paulo Fragoso, WebDesign, aluno da Comunicação Social da Anhanguera BH. Comente aqui sobre a que você mais gostou, pois a mais votada fará parte da identidade visual de nosso evento.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Marketing e RH na Copa 2014

Profissionais de Marketing e Recursos Humanos
se unem para organização da Copa 2014


Restaurantes funcionando como Pontos de Informações ao Turista (TIP) e o envolvimento das empresas de alimentação fora do lar em uma grande estratégia de marketing de relacionamento. São os dois diferencias do projeto de qualificação para bares e restaurantes previstos no Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo (MTur).

A estratégia de qualificação para o setor é direcionada a profissionais e também para os empreendimentos, com o objetivo de prepará-los para receber o público que visitará o país durante a Copa de 2014. Por meio de um convênio com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o MTur estabeleceu a meta de qualificar 15,7 mil garçons e auxiliares, recepcionistas, gerentes e proprietários de empresas.

A implantação dos TIP nos restaurantes é uma inovação no atendimento ao turista estrangeiro, segundo os coordenadores do programa. A ideia é que esses pontos de informações, servindo de disseminadores de informações turísticas, ampliem a oferta de serviços dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), ainda limitados mesmo nas grandes cidades brasileiras.

A metodologia contempla o sistema com cursos presenciais. Abrange ainda um conjunto de conteúdos voltados para a prestação de um serviço de qualidade e diferenciado ao turista.

O programa pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursos presenciais e a distância. Nessa conta, incluem-se todos aqueles profissionais da chamada "linha de frente", ou seja, aqueles que terão contato direto com os turistas da Copa, em diversas áreas. No primeiro momento serão atendidos: motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros.

Os interessados em participar do programa deverão entrar em contato com as entidades parceiras:

• Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais (Abetar)
• Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH)
• Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abeta)
• Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla)
• Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) 

Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/programa-prepara-bares-e-restaurantes-para-a-copa-de-2014/34244/

sábado, 23 de abril de 2011

Logística Copa 2014

Copa 2014 terá logística da BHTRANS



Como Belo Horizonte será uma das sedes dos jogos, foi criado um comitê executivo   integrado por  representantes do governo de Minas Gerais e da Prefeitura para cuidar dos preparativos. O grupo é responsável por cinco áreas temáticas:
Saúde,Segurança, Turismo, Embelezamento da Cidade e  Mobilidade, sendo que nesta última a BHTRANS está diretamente envolvida. As medidas para promover maior mobilidade na capital estão a todo vapor.

O projeto da empresa para a Copa 2014 está em fase de planejamento e definição das equipes de atuação e abordagem. Já foi definido o Plano de Operacionalização da Mobilidade, que é gerido por José Gabriel Gazolla, gerente da GESEM, auxiliado diretamente por Leandro Pinheiro Cintra, gerente de Coordenação do Escritório de Projetos.

Essa etapa tem como objetivo elaborar e implementar medidas operacionais que contribuam para melhorar a mobilidade no trânsito e transporte no período da Copa, proporcionando ao cidadão e, principalmente, ao visitante condições que atendam e facilitem o deslocamento pela cidade, em especial o acesso ao Mineirão e demais áreas diretamente ligadas ao evento. “Esse é um dos maiores projetos que a BHTRANS tem atualmente, pois envolve uma série de subprojetos”, explica Leandro.

Para o desenvolvimento do plano, foram criadas algumas diretrizes de integração com  orgãos estaduais e municipais, como DNIT, PFR, DER, PMMG, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Belotur,Metrô, CDL, SetraBH e Sintram. A BHTRANS, com a
participação desses órgãos, definirá responsabilidades efetivas na implantação e elaboração de alternativas operacionais para antes, durante e depois dos jogos da Copa. “Os dias em que não houver jogos no Mineirão também serão monitorados, uma vez que a cidade estará
cheia de turistas”, explica Leandro Cintra.

Todas as medidas definidas terão alternativas A, B, C e daí por diante. De acordo com Leandro, todos os planos serão testados durante a Copa das Confederações, a ser
realizada em Belo Horizonte em 2013.

Fonte: Portal BHTRANS

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Copa 2014 - BH amplia parque hoteileiro

Capital mineira poderá ter mais 10 mil quartos em hotéis cinco estrelas até 2014

 
Futuro hotel Fasano, na praça da Liberdade, em BH (crédito: Arquiteto Raphael Hardy Filho)
 
Na disputa para sediar a abertura da Copa de 2014, um dos desafios para a cidade de Belo Horizonte é hospedar os visitantes em um evento deste porte. Com 33 mil leitos em um raio de 100 km em torno da capital, a rede hoteleira local até poderia ser capaz de receber com folga o público dos jogos da Copa.

Mas na capital mineira, que conta com apenas um único hotel no padrão cinco estrelas, o problema é muito mais qualitativo que quantitativo. A Fifa, em suas normas, não faz uma exigência clara sobre o número de leitos ou sobre padrão de qualidade de hotéis nas cidades-sede, mas a expectativa é de que a rede local seja capaz de receber um terço da capacidade do estádio em que os jogos acontecerão.
No caso, 23 mil hóspedes seria o mínimo, considerando que o Mineirão abrigará até 69 mil torcedores.

A Fifa recomenda que existam quatro hotéis de alto nível disponíveis --dois para as seleções, um para a própria federação, e outro para personalidades importantes, o que é um problema para Belo Horizonte. Para a abertura da Copa --pleiteada pela cidade-- certamente se espera um número ainda maior, pelo interesse de chefes de estado, celebridades e outros turistas que exigem um padrão elevado de hospedagem.

Segundo o presidente do Comitê Executivo municipal da Copa, Tiago Lacerda, a demanda por hotéis de quatro e cinco estrelas é algo que já existe na cidade. “Esse não é um problema para a Copa do Mundo. É um problema para ontem. Independente da Copa, é inadmissível Belo Horizonte ter a rede hoteira que tem hoje. A cidade e o estado cresceram muito nos últimos anos e os hotéis não acompanharam esse crescimento”, disse.

O secretário da Secopa/MG, Sérgio Barroso, também acredita que a cidade tem um potencial não realizado em hotelaria. “Os bons hotéis de Belo Horizonte têm um taxa de ocupação acima de 90%. Os melhores hotéis de Paris, para onde vão milhões de visitantes todo ano, não chegam a 70%. É um problema que será resolvido com os novos hotéis em construção e em processo de aprovação”, disse.

10 mil novos quartosPara sanar esse problema, 29 hotéis entre três e cinco estrelas serão construídos nos próximos três anos, com um total de 6.777 novos quartos. Belo Horizonte passará a ter, no mínimo, quatro hotéis cinco estrelas, entre eles o novo hotel do grupo Fasano que será instalado no antigo prédio do Ipsemg, na praça da Liberdade, um edifício histórico em um dos pontos mais nobres da capital mineira.

Outros grupos como o Wyndham também estão interessados em suprir a demanda de hotéis para a Copa –os norte-americanos terão quatro hotéis novos na região, sendo três de quatro estrelas e um de cinco. O Ramada Lagoa Santa, que foi inaugurado recentemente, é o primeiro destes.

Mas o interesse em investir na rede hoteleira de Belo Horizonte tem razões mais profundas, além da Copa do Mundo ou da alta demanda atual. Recentemente, uma nova lei alterou os limites de construção para hotéis, centros de convenções e hospitais, permitindo um número maior de quartos e área útil em relação à área do terreno.

Com isso, a tendência é de que novos investimentos, além dos já anunciados, apareçam a tempo de aproveitar o movimento da Copa na cidade, ou até mesmo de uma eventual abertura. Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, está sendo negociada a implantação de outros 11 hotéis até 2014, quatro deles de cinco estrelas.

Se forem concretizados, os novos empreendimentos teriam 2.592 novos quartos entre três e cinco estrelas, totalizando mais de 10 mil novos quartos neste padrão, talvez o suficiente para a cidade sonhar mais alto com a abertura da Copa de 2014.

Link: Portal da Copa http://www.copa2014.org.br/noticias/6740/BELO+HORIZONTE+AMPLIA+PARQUE+HOTELEIRO+PARA+A+COPA.html

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aguarde... vai começar a semana do Marketing, da Logística e dos Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de BH