Ana Paula Damasceno Torres |
O profissional de Marketing
definirá a estratégia das corporações contemporâneas
As constantes
modificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário mundial podem
ser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado. Este profissional
com conhecimento estratégico e que utiliza todas as possibilidades da
convergência midiática nas empresas é um ator fundamental na construção de
estratégias corporativas. O profissional de marketing deve conciliar a gestão
dos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da informação. Nesta
perspectiva, o encontro das mídias nas organizações apresenta-se como
importante ferramenta de marketing e como diferencial competitivo para gestor contemporâneo.
Há pouco
tempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico às
ações da instituição, o que vinha a mente eram ações meramente publicitárias
como banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site da
empresa. Há no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eram
construídas para atender ao usuário de um desktop conectado a internet através
de um ponto fixo. Havia algumas mídias as quais este desktop poderia acessar e
que eram trabalhadas mercadológicamente (provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais,
portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupo
de consumidores que estavam fixos diante a um desktop.
Com a massificação
da tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização,
além de novas redes sociais mais segmentadas, esta comunicação se modificou. No
lugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuário
ganhou a possibilidade de conectar-se em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esta conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todos
os momentos de seu dia. Esta nova configuração de rotina abriu um grande espaço
para ações de marketing junto a este consumidor. Através destas tecnologias as
organizações podem atuar junto ao indivíduo utilizando informações sobre seu
interesse no momento e sua localização, mesmo que este esteja em trânsito. Este
cenário parece o eldorado do marketing: atender às necessidades imediatamente,
a qualquer hora e em qualquer lugar.
Atualmente, a
convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no
relacionamento com o cliente. Este poder, alinhado ao conhecimento de
planejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do público alvo, e às
oportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de marketing a um nível
superior, ao topo da gestão corporativa.
A internet ajuda a
revolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e a gestão nas
empresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto caminho
para a distribuição de informação. O
e-mail passou a redefinir o uso do telefone, mas esse aparelho ainda é uma
forte e indispensável ferramenta de Marketing, especialmente após a chegada dos
portáteis. A internet faz com que pessoas ganhem tempo como ir ao banco, pagar
uma conta, ler um livro e notícias. E esta conectividade também permite ao
profissional de Marketing, no ambiente de trabalho e fora dele, conectar com o
mundo a partir de aplicativos e softwares com ilimitados recursos. A conectividade
é a responsável por uma grande onda de transformação no mundo do Marketing.
Com ela, chegaram as
salas virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais.
A internet passou a
sustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim estratégico
definido. O gestor de Marketing reconhece este universo e o transforma em valor
para as organizações.
Os conceitos que
identificam a importância da convergência das mídias para o Marketing são o
conhecimento e a informação. E em um contexto em que toda a convergência
depende do conteúdo digital, um sistema baseado no conhecimento e na
comunicação acende perspectivas para mudanças de valores. Na integração das
mídias, esse valor é apresentado pelo Marketing.
O profissional de
marketing é, atualmente, o gestor ou o braço direito dos CO’s das companhias,
ele é o responsável pelo sucesso ou não da estratégia que leva o produto ao
cliente satisfeito. Com liberdade para
criar e administrar, este profissional pode alavancar uma instituição,
mudar seu posicionamento de mercado e
causar um grande estrago na concorrência.
Mini-Curriculo
Ana Paula
Damasceno Torres
Coordenadora dos cursos de Comunicação e
Marketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em jornalismo,
especialista em marketing e mestranda em gestão da informação e do
conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária e
idealizadora do projeto de Televisão e Rádio Digital em