Faculdade Promove

Faculdade Promove

Quem Somos Nós

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mostra Cultural na Faculdade Anhanguera BH apresenta ensaio fotográfico

MISCELÂNEA CULTURAL APRESENTA RETRATOS DA MÚSICA
  ENSAIO FOTOGRÁFICO DE ALUNOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


A exposição "Retratos da Música" apresentada no Miscelânia Cultural é a seleção de vinte imagens dos ensaios fotográficos realizados pelos dez grupos da disciplina da Fotografia do curso de Relações Públicas.
As imagens selecionadas resumem o processo da criação fotográfica e os fundamentos da fotografia discutidos em sala de aula com a professora Adriana Xavier.

Os alunos partiram de uma atividade que parecia um extremamente desafiadora, difícil mesmo:  levar uma banda para o estúdio e realizar um ensaio. Mas do que os desafios técnicos, o grande desafio era conseguir uma imagem instigante, que traduzisse o estilo musical da banda. Ou seja, produzir, uma imagem símbolo, única.


A dedicação dos grupos foi grande. Começaram com uma pesquisa em busca de referências, conheceram o trabalho dos importante fotógrafos desse setor. Ao mesmo tempo que pensavam, de forma bem prática, como colocar uma banda e seus intrumentos para dentro do estúdio? Como deveria ser a iluminação? Como seriam os cenários, figurinos, maquiagem? Alguns trouxeram sofás, tapetes!

Na medida que idéias iam tomando forma, novos desafios: como produzir um bom retrato?  O que caracteriza um bom retrato? Como dirigir as pessoas dentro de um estúdio?

Para a realização dos ensaios, os alunos negociaram dia de trabalho, permaneceram horas dentro do estúdio. Conduziram a execução dos ensaios de forma muito produtiva, pois o tempo era curto e não havia possibilidade de trazer a banda novamente.



Então, se concetraram mesmo! Trabalharam de portas fechadas, mantendo silêncio e tranquilidade dentro do estúdio, uma boa divisão das tarefas e seguindo um roteiro estabelecido previamente.

Para apresentação, mais trabalho! Realizaram a edição digital das imagens e montaram uma das fotografias no layout da capa de um CD. O processo de escolha era tambem parte do exercício.

O resultado, as imagens dessa amostra,  traduz bem esse esforço. O que vemos são fotografias de detalhes, diversidade de iluminação, retratos divertidos e instrigantes. Traduzindo o estilo das bandas , mas também o estilo dos jovens fotógrafos. E mais, temos o uso de técnicas como "baixa profundidade de campo", enquadramento que desafiam o olhar espectador na busca pela melhor composição.

"Acho que o mais importante da mostra é que é o resultado de um esforço grande feito pelos alunos. Produzir um ensaio de uma banda dentro do estúdio não é fácil mesmo. Quando a gente vê a fotografia pronta, não imagina quantos desafios tiveram que superar para conseguir a foto".  Adriana Xavier.

A professora Adriana Xavier é formada em jornalismo pela UFMG
Pós Graduada em Gestão da Educação

Mestranda em Belas Artes pela UFMG 
Palestrante de Redes Sociais e Novas Mídias
Professora do curso de Relações Públicas e Marketing na Faculdade Anhanguera












Miscelânea Cultural  5 de maio de 2012


Terça-feira, às 19h, na Faculdade Anhanguera unidade Antônio Carlos.  Entrada franca.