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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Recuros Humanos para Copa 2014

Na Semana do Marketing, Logística e RH na  Faculdade Anhanguera, Associação apresenta o projeto Copa 2014



"Os alunos de Marketing, Logística e Recursos Humanos podem se preparar para o Mundial, pois haverá demanda para estas três áreas no período da Copa". A afirmação é do diretor executivo da Abrasel, Lucas. Pêgo, que abrirá o ciclo de debates para a Copa 2014 na Faculdade Anhanguera BH, no dia 2 de junho de 2011.  Entretanto, Lucas Pêgo atenta que para esse setor a área que tende a ter maiores demandas é a de Recursos Humanos, onde a carência de profissionais desse ramo em Belo Horizonte já é real.

A ABRASEL é uma das cinco entidades que participam do programa Bem Receber na Copa. Esse programa é a principal ação do Ministério do Turismo na qualificação de profissionais para o atendimento dos turistas na Copa de 2014. As outras quatro entidades participantes são: ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

A ABRASEL é responsável pelo Bem Receber na Copa – Bares e Restaurantes e criou o Copa na Mesa. O projeto está sendo desenvolvido nas 12 cidades sede do Mundial e pretende auxiliar o setor de alimentação fora do lar a se preparar para receber o evento mundial e os turistas.

A grande novidade do projeto está no fato de que além de uma alimentação segura e receptividade no atendimento, o visitante encontrará em bares e restaurantes informações qualificadas sobre o turismo na capital mineira.

Lucas Pêgo, diretor executivo da Abrasel, explica que, se o turista, em alguma circunstância, pode deixar de utilizar algum setor, como hotelaria ou transporte, certamente todos eles em determinado momento da viagem irão utilizar bares ou restaurantes para a alimentação. Sendo assim, esses locais são pontos estratégicos para a divulgação das atrações turísticas durante a Copa.

O Copa na Mesa divide-se em três categorias: MIT (Multiplicadores de Informações Turísticas), TIP (sigla inglesa para designar ponto de informação ao turista) e PIC (Profissionais Individuais Cadastrados).
Os MITs compõem o maior grupo dentro do projeto. O treinamento direciona-se para que o estabelecimento possa oferecer uma alimentação segura, atendimento eficaz e informações turísticas.

O diretor Lucas Pêgo atenta ainda para a importância de se ter noções de ética, uma vez que os costumes variam de país para país. O treinamento prevê uma qualificação aproximada de 10 funcionários por empresa, sendo 2 gestores, que serão os multiplicadores que irão levar o conhecimento a diante para outros funcionários na empresa. 

A categoria TIPs são empresas que irão receber as mesmas qualificações que os MITs. Porém, por se destacarem e obedecerem a critérios, como localização e comprometimento, irão receber também consultorias individualizadas, toda a estrutura necessária e matérias de divulgação dos atrativos turísticos da região. Essas empresas funcionarão como um ponto de apoio na promoção do turismo no Brasil. Por tanto, nesses locais as informações turísticas serão mais elaboradas.  Pêgo afirma que a intenção não é a substituição dos pontos principais de informações turísticas, mas sim a contribuição com eles.

Os PICs são profissionais individuais, conhecidos por “ambulantes”, que estão cadastrados no Programa Brasil Formal e possui ponto fixo. Eles receberão treinamento em manipulação de alimentos, atendimento e informações sobre o destino. Nesse último, o profissional  também será sensibilizado para a importância de encaminhar o turista até as fontes de informações qualificadas.

Os benefícios oferecidos às empresas participantes são muitos, desde a tradução dos cardápios para outra língua à divulgação do estabelecimento e qualificação dos profissionais. O aprendizado adquirido perdura após a Copa, deixando um legado para o país.

Atualmente, o projeto está em sua primeira etapa (MIT).  Lucas Pêgo afirma que os treinamentos estão a todo vapor. Os interessados em participar devem procurar a Abrasel para se cadastrar, sendo associados ou não.

Reportagem: Ana Karolina Machado
aluna 8o. período Comunicação Social Anhanguera BH

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